ANDEF - A maior associação de pessoas com deficiência do Brasil

Esportes Paraolímpicos

ANDEF: Uma das percurssoras do esporte paraolímpico no Brasil

A prática esportiva é encarada de maneira profissional pela ANDEF. O compromisso da entidade com o esporte paraolímpico levou-a a oferecer suas instalações e recursos humanos para a instalação do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), quando de sua fundação em 1995.

A comprovação do compromisso com o esporte paraolímpico começou muito antes da fundação do CPB. Na ANDEF, foi fundada a Associação Brasileira de Desporto para Amputados, a Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico, entre outras enitdades. Na história do desporto paraolímpico, a ANDEF sempre teve papel fundamental na preparação da delegação brasileira, tem tradição em ceder atletas e formar dirigentes de entidades nacionais.

Os resultados dos atletas da ANDEF, em competições nacionais e internacionais, bem como dos atletas paraolímpicos, de um modo geral, é surpreendente. Para exemplificar, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, na Grécia, 10% da delegação brasileira foi constituída por atletas da ANDEF (10 atletas dos 100 que participaram do evento). Nesta competição, os seus atletas conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata (no Futebol para Paralisados Cerebrais, no qual a associação cedeu seis dos 12 jogadores para a seleção brasileira).

Em outras competições anteriores, inúmeros atletas da ANDEF conseguiram conquistar recordes mundiais e parapan-americanos. Atletas que se tornaram ícones no paradesporto no Brasil, como: Anderson Lopes, Douglas Amador, Márcia Malsar, Antônio Delfino, entre outros.

O trabalho da ANDEF na formação dos atletas de alto-rendimento é constante. A cada ano surgem novos talentos, em virtude da infra-estrutura que é oferecida pela instituição aos atletas e técnicos. Os resultados dos novos talentos podem ser observados na prática.

Por exemplo, Vanderson Alves, do Atletismo, chegou na ANDEF para treinar em 2003. Ele é amputado da perna esquerda, vítima de atropelamento por trem, em Barra Mansa, no interior do estado do Rio. De lá pra cá, Vanderson vem treinando Lançamento de Disco.

Hoje, ele é o recordista parapan-americano e está totalmente re-inserido na sociedade através do esporte. Vanderson é apenas um dos inúmeros casos de sucesso de atletas que se utilizaram da infra-estrutura da ANDEF, para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.

Pratique esportes na ANDEF - Ligue para 3262-0050 (falar com a academia) para informações sobre as atividades

 

 

 

 

 

 

 

 


Andef no FacebookTwitterYouTubeFlickr

(21) 3262-0050

 

Empregos

Faça parte de uma das maiores instituições do Brasil e do Mundo

Contato clique aqui e entre na página  

Revista Vitória

Revista Vitória - Edição 38

Andef 30 anos

Livro Andef: Empreendedorismo no DNA

Grupo de Dança

Grupo de Dança da ANDEF - Corpo em Movimento

Agenda

07 a 30/04 - Fase de treinamento da seleção brasileira de goalball feminino

24 a 27/04 - Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Veja todos os eventos clique aqui e entre na página  

Newsletter

Fique por dentro de
tudo que acontece na
em nossa associação

Cadastre seu e-mail clique aqui e entre na página  

Estrada Velha de Maricá, 4830 - Rio do Ouro - Niterói (RJ) - CEP: 24330-000 telefone:(21) 3262-0050